9 de fevereiro de 2017

RESENHA | O Bazar dos Sonhos Ruins — Stephen King

Título: O Bazar dos Sonhos Ruins 
Título Original: The Bazaar of Bad Dreams
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 480
Lançamento: 2017
Onde Comprar: Saraiva [Pré-Venda]

Sinopse:

Mestre das histórias curtas, o que Stephen King oferece neste livro é uma coleção generosa de contos – muitos deles inéditos no Brasil. E, antes de cada história, o autor faz pequenos comentários autobiográficos, revelando quando, onde, por que e como veio a escrever (ou reescrever) cada uma delas.

Temas eletrizantes interligam os contos; moralidade, vida após a morte, culpa, os erros que consertaríamos se pudéssemos voltar no tempo... Muitos deles são protagonizados por personagens no fim da vida, relembrando seus crimes e pecados. Outros falam de pessoas descobrindo superpoderes – como o colunista, em “Obituários”, que consegue matar pessoas ao escrever sobre suas mortes; ou o velho juiz em “A duna”, que ainda criança descobre uma pequena ilha onde nomes surgem misteriosamente na areia – nome de pessoas que logo morrem em acidentes bizarros. Em “Moralidade”, King narra a vida de um casal que vai se despedaçando quando os dois mergulham no que, a princípio, parece um vantajoso pacto com o Diabo.

Opinião:

A nova obra de Stephen King, Bazar dos Sonhos Ruins escrito em Agosto de 2014 foi lançado nos Estados Unidos em 2015 e está chegando ao Brasil no dia 23 de Março, pela Suma de Letras.

Depois de lançar a trilogia policial do Detetive Hodges, ele chega com um livros de contos. Bazar dos Sonhos Ruins é uma coletânea com 20 histórias, de diversos assuntos, alguns de terror, outros apenas com assuntos polêmicos, como aids e homossexualidade.

Antes de cada conto King faz uma introdução sobre a história, dizendo de onde saiu a ideia do conto e o motivo dele estar escrevendo sobre aquilo, em um conto fala que a história foi baseada em uma mãe depressiva, que bateu o carro com diversas crianças dentro, propositalmente matando a todos, em outro explica o porquê de nunca ter escrito sobre homossexualidade ou Aids, alegando que apesar de conhecer pessoas que viviam isto, ele não se sentia confortável para expressar suas opiniões já que não vivia na pele delas. Porém agora se sentiu confortável para falar sobre esses tabus. King chega a escrever um conto baseado em um acidente que quase lhe tirou a vida.

O tamanho dos contos é variado, alguns longos outro com poucas paginas, ao final de cada conto ele dedica a história para alguém, sem explicar o motivo nem em como aquelas pessoas influenciaram na sua vida.

Todos os contos são maravilhosos, como toda obra de King, o livro americano tem uma edição linda, espero que a Suma consiga fazer um livro tão lindo quanto a obra em si.

A impressão que estou tendo é de que King está se sentido velho e escrevendo seus maiores sonhos, sem se preocupar com a repercussão, começou com a trilogia policial, gênero no qual ele nunca havia se aventurado, faz o mesmo nos seus novos contos, escrevendo por prazer, sem se preocupar com dinheiro.

Ele consegue ser magistral como sempre, em alguns é assustador, em outros fala de assuntos polêmicos com a naturalidade da qual eles merecem e deveriam sempre ser tratados, quase todos os contos tem o final surpreendente, sempre sem deixar dúvidas na história, lacunas ou coisas mal explicadas, todas as perguntas que a leitura poderia causar são respondidas durante o conto, deixando você maravilhado. Eu, particularmente, sempre penso, em quanto estou lendo, no que aconteceria se determinada coisa ocorresse e sofro muito com livros no qual minhas perguntas não são respondidas no texto, coisa que jamais acontece com King. Coisas que parecem ser irrelevantes passam a ser fundamentais na história, como em um dos primeiros contos, onde ele diz que o policial jogava Scrable, um jogo de construção de palavras, você não entende no começo o motivo daquela informação, mas até o final do conto vê que aquilo fazia todo sentido.

Em Bazar dos Sonhos Ruins, você vai novamente ler coisas diferentes do que está acostumado a ver de Stephen, como já aconteceu na trilogia de Hodges, se espera 100% de terror irá se decepcionar com alguns contos, mas se quer uma ótima leitura, com contos surpreendentes e de uma qualidade extrema, a coletânea não deixará nada a desejar. 

Mais um livro ótimo daquele, que pra mim, é o deus supremo da literatura mundial. O livro recebe

8 comentários:

  1. Olá Bruno!
    Não vejo a hora de por as mãos nesse livro! Não sou muito fã de contos, leio apenas os do King, e a expectativa está alta!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO DE 4 LIVROS + SACOLA DO SKOOB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gosto dos contos, mas King é bom de qualquer jeito, e os dele são memoráveis!

      Excluir
  2. muito bom
    amei a resenha
    vou comprar com certeza O Livro O Bazar dos Sonhos Ruins
    parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, é sem duvida um ótimo livro e quem gosta de King não pode deixar de tê-lo.

      Excluir
  3. eu ja comprei o meu já na pré venda,amei a sua resenha e compartilho do seu pensamento de que Stephen King realmente é o deus supremo da literatura mundial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irá se arrepender, mal posso esperar pelo próximo livro dele, deve sair nos EUA em Agosto desse ano. Aprecie bem a sua leitura.

      Excluir
  4. LENDO JÁ O LIVRO E COMO SEMPRE AMANDO KING... VALE APENA

    ResponderExcluir
  5. Sou fã do cara! Na minha opinião ele é um dos mais criativos escritores do gênero da atualidade. Neal Gaiman e Clive Barker são excelentes contistas também!

    ResponderExcluir