27 de julho de 2016

TOP 5 | Séries Policiais que Você Precisa Conhecer I

Vejo muita gente assistindo 1001 séries de todos os gêneros, porém a grande maioria se guia apenas pelas séries que estão bombando na mídia e acabam menosprezando, mesmo que sem querer, as séries e minisséries menos conhecidas, deixando de assistir excelentes outras que não tiveram a devida divulgação.

Com esse intuito, decidi fazer um TOP 5 com ótimas séries policiais que eu terminei de assistir recentemente e que merecem ser conhecidas e vistas por todos que gostam de bons suspenses com detetives.

Descobri essas preciosidades por meio de indicações, em listas de blogs e a grande maioria na rede social Filmow (que por sinal é ótima, um Skoob dos filmes, curtas e séries). Espero que vocês assistam todas elas um dia e voltem aqui para comentar. Colocarei o pôster, algumas informações, links, trailer, e uma sinopse/comentário acerca de cada uma delas. As lista não foi ordenada de nenhuma maneira especial.

Nota IMDb: 8,4
Temporadas: 1ª (2013) | 2ª (2015) | 3ª (2017) 
País de Origem: Reino Unido
Canal: ITV
Direção: Euros Lyn e James Strong
Criação e Roteiro: Chris Chibnall
Elenco Principal: David Tennant (DI Alec Hardy) | Olivia Colman (DS Ellie Miller)

Sinopse/Comentário:

A série que já vai para a sua terceira e última temporada, começa com o assassinato do garoto Danny Latimer na pequena cidade litorânea Broadchurch. Esse terrível evento agita a pacata comunidade e os detetives Alec e Ellie farão de tudo para encontrar o culpado.

A primeira temporada gira em torno da investigação, todo mundo parece ser culpado, o suspense é crescente até que descobrem o verdadeiro assassino. Na segunda, novas implicações surgem, há o julgamento do assassino e o detetive Alec, com a ajuda de Ellie, tenta solucionar o caso que tinha deixado pendente antes de chegar em Broadchurch.

Não posso dizer muito do enredo da série para não tirar a experiência de vocês. Só adianto que a série é repleta de surpresas e uma das minhas favoritas. A trilha sonora original do músico e compositor  islandês Ólafur Arnalds é outro ponto forte e nos traga ainda mais para a trama.

Trailer:
Nota IMDb: 8,3
Temporadas: 1ª (2014) | 2ª (2016) | 3ª (2017)
País de Origem: Estados Unidos
Canal: Amazon
Direção: Michael Connelly, Thomas Carter e outros.
Criação e Roteiro: Eric Ellis Overmyer e Michael Connelly
Elenco Principal: Titus Welliver (Detetive Harry Bosch) | Jamie Hector (Detetive Jerry Edgar)

Sinopse/Comentário:

A história acompanha a vida de Harry Bosch, um detetive do departamento de homicídios de Los Angeles. Filho de uma prostituta, assassinada quando ele tinha onze anos, e de um advogado, que ele só conheceu quando já era adulto, Bosch cresceu em orfanatos e lares adotivos. Veterano da guerra do Vietnã, ele foi casado com Eleanor, estrela de um cassino em Macau, com quem teve uma filha, Maddie.

Bosch é uma série baseada nos livros do autor de romances policiais Michael Connelly e conta com duas temporadas até o momento. Cada uma apresenta cerca de três casos diferentes, baseados em diferentes livros do autor (que recomendo também a leitura), que são desenvolvidos e concluídos a cada temporada. Uma ótima série no melhor estilo policial, repleta de investigação, ação e suspense.

Trailer:
Nota IMDb: 7,4
Temporadas: 1ª (2016)
País de Origem: Reino Unido
Canal: ITV
Direção: Henrik Georgsson e Jonathan Teplitzky
Criação e Roteiro: Hans Rosenfeldt
Elenco Principal: Anna Friel (Marcella Backland)

Sinopse/Comentário:

Situada em Londres, a história acompanha os trabalhos de uma detetive investigando assassinatos em série. Há doze anos, Marcella Backland largou a carreira para se casar com Jason e iniciar uma família. Agora, com o fim de seu casamento e afastada dos filhos, ela retorna ao trabalho no departamento de polícia. Quando um novo assassinato ocorre em sua área, a polícia percebe que ele pode ter alguma conexão com um caso não resolvido há quase uma década, o qual foi investigado por Marcella, na época grávida de seu segundo filho. Teria o mesmo criminoso voltado a atacar ou alguém estaria copiando seu estilo?

Marcella, também exibida pela ITV (mesmo canal de Broadchurch) estreou em 2016 e assim que assisti já entrou para minha lista de favoritas. Com apenas 8 episódios a temporada é cheia de mistérios, casos paralelos que se interligam numa fantástica trama em que até mesmo a detetive pode estar ligada aos crimes.

Uma boa notícia: a série está sendo exibida no Netflix! \o/

Trailer:
Nota IMDb: 7,5
Temporadas: 1ª (2016)
País de Origem: Reino Unido
Canal: Sky1
Direção: Mark Tonderai
Criação e Roteiro: Harlan Coben e Daniel Brocklehurst
Elenco Principal: Tom Cullen (Mark Wells) | O.T. Fagbenle (Danny) | Sarah Solemani (Pru Carew) | Lee Ingleby (Slade)

Sinopse/Comentário:

A história acompanha a vida de um grupo de amigos. Há vinte anos, enquanto brincavam na floresta, Jesse Wells, o irmão de cinco anos de Mark, desapareceu misteriosamente. Ainda abalados com o fato, duas décadas depois eles se veem obrigados a enfrentar o passado quando amostras de DNA do menino são encontradas na cena de um crime de assassinato.

Criada pelo escritor Harlan Coben, a minissérie de 10 capítulos estreou na Inglaterra em 2016. Sim, a série tem desaparecidos! hehe Essa série é uma história independente, não é baseada em nenhum de seus livros. Posso dizer que The Five é uma das melhores séries de investigação que eu já vi em toda a vida. Desde a fotografia, o cenário, o drama, a investigação, foi tudo tão perfeito que quando acabou eu tive vontade rever. Os personagens são muito bem desenvolvidos e acabamos criando uma afeição por vários deles.

Trailer:
Nota IMDb: 7,6
Temporadas: 1ª (2013) | 2ª (2017) 
País de Origem: Austrália | Nova Zelândia | Reino Unido
Canal: BBC
Direção: Garth Davis e Jane Campion
Criação e Roteiro: Gerard LeeJane Campion
Elenco Principal: Elisabeth Moss (Detetive Robin Griffin) | David Wenham (Detetive Al Parker) | Jacqueline Joe (Tui Mitcham)

Sinopse/Comentário:

A história inicia quando Tui, uma menina de 12 anos, é encontrada em um lago. Grávida de cinco meses, ela se nega a revelar o nome do pai da criança. Quando ela desaparece, a detetive Robin Griffin, especialista em casos envolvendo crianças, é encarregada de localizá-la. Robin está na cidade para visitar sua mãe, que sofre de câncer. Com a ajuda de seu colega, Al Parker, detetive da polícia local, ela inicia as investigações.

Top Of The Lake é a série mais pesada e dramática dessa lista. Apesar das investigações, a série aborda temas fortes, como feminismo, estupro, gravidez na adolescência, tráfico de drogas etc. A série é ambientada num lugar paradisíaco da Nova Zelândia, porém com uma fotografia sombria, mostrando o peso da trama. 
A série a princípio seria uma minissérie de sete capítulos, mas posteriormente foi renovada e uma nova temporada está sendo gravada e está prevista para 2017. A segunda temporada, que recebeu o título de Top of The Lake Series 2: China Girl, será situada quatro anos após os fatos ocorridos na primeira. A trama tem início quando o corpo de uma menina asiática aparece na praia Bondi, em Sydney, o que leva Robin a investigar o caso.

Trailer:
Algumas informações foram obtidas dos sites Filmow, IMDb e Veja. Espero que gostem das indicações e, se gostarem, a medida em que eu for conhecendo outros filmes e séries posso fazer outras listas. Se assistiu ou se interessou por algumas delas, deixe o seu comentário. Também aceito indicações de outras séries!

9 comentários:

  1. Olá! Adorei as indicações! Adoro séries policiais e estava a procura de algo novo mesmo. Estou tb com a indicação de Luther. Algumas das que vc falou eu já conhecia de nome, como Marcella e Broadchurch. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, vou procurar essa Luther ai. Que bom que gostou das indicações, espero que você assista e goste de todas.
      Abraços

      Excluir
  2. Das cinco, assisti duas (Bosch e The Five) e conhecia outras duas que já estavam em meus planos assistí-las (Broardchurch e Top of The Lake). Essa "Marcella" foi novidade pra mim (tentarei vê-la em breve). Achei excelentes as duas temporadas de Bosch e aguardo com expectativa a próxima (e faço eco à sua recomendação dos livros do Michael Connelly). Já The Five, embora tenha curtido muito nos episódios iniciais, acho que se perdeu do meio pro final: parece que o Harlan deu um passo maior que as pernas e perdeu o controle sobre a própria trama, de forma que ele precisou dar uma forçada pra dar conta de amarrar todas as pontas e o resultado ficou pouco convincente (algo que não costuma acontecer em seus livros, é bom deixar claro).

    Outras séries que me tem me empolgado bastante (evitando mencionar as mais badaladas) são a inglesa "Line of Duty", a dinamarquesa "Den Som Dræber" (2011) e a série de telefilmes com o detetive Varg Veum baseados no livro do escritor norueguês Gunnar Staalesen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lobo Solitário!

      Muito em breve sairá uma segunda lista de séries, vi umas ótimas recentemente. Esse eco sobre Michael Connelly precisa ser ouvido, vou ler mais algum livro dele, resenhar e colocar os leitores a par de quão foda ele é. As três que não assistiu ainda, tente ver o quanto antes, não vai se arrepender, e pode ser na ordem em que citou elas. Vou pesquisar sobre essas suas indicações ai, adoro conhecer novas séries, ainda mais as inglesas. E uma dinamarquesa seria novidade pra mim. Espero gostar e quem sabe elas não entram nas próximas listas de indicações, pois o que é bom precisa ser divulgado! hehe

      Abraços

      Excluir
  3. Eu amo ver series policiais! Eu também vejo muitos filmes desse gênero que eu gosto e acho que as 5 que você compartilha sao boas. Eu gosto muito das series e meu género favorito são as series de ação. Pessoalmente sou fã da serie Sr Avila com Tony Dalton, por que eu gosto do suspense de esperar um novo episódio. Estou super emocionada com esta nova temporada, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens ao longo das semanas. Acho que esta temporada promete muito e espero que o final cumpra as minhas expectativas. Eu recomendo. Para uma tarde de lazer é uma boa opção.

    ResponderExcluir