10 de julho de 2016

Clássicos Nacionais de Terror, Suspense e Mistério





Nunca fui obrigado a ler nenhum clássico da literatura nacional ou estrangeira, nem mesmo no colégio (o que é muito bom, pois ninguém merece ler algo por obrigação). Alguns títulos e enredos pareciam até interessantes, mas a maldita boca do povo me fez ficar longe deles. Não que eu fosse facilmente influenciável, mas tanto se falava (e ainda se fala) mal dos clássicos nacionais que eu já cresci com um pré-conceito que fez com que eu deixasse de conhecer possíveis ótimas obras nacionais.

Resolvi então dar um pouco de espaço nas minhas leituras para conhecer algumas dessas obras, a fim de expandir o meu conhecimento literário e também afastar esse mal que ronda o meu ser. Porém, seria bastante drástico se eu abocanhasse de cara qualquer livro que viesse à tona só para sair da minha zona de conforto, então decidi ler alguns clássicos nacionais que estão ligados de certa forma aos gêneros literários que eu mais gosto: terror, suspense e mistério

Obviamente, eu não irei me aprofundar no assunto e nem irei focar minhas leituras somente nesses clássicos. Pretendo ler alguns deles na medida em que for surgindo algum título ou autor que me interesse, então colocarei o livro entre as minhas leituras, lerei a trarei para o blog resenhas, discussões ou comentários acerca dessas obras, sejam eles positivos ou negativos.

Quem sabe, essas obras possam influenciar alguns de vocês que, assim como eu, também foram vendados pela faixa negra da ignorância. Vamos juntos compartilhar essa ideia, vamos resgatar alguns daqueles livros que estão recebendo camadas e camadas de poeira a cada dia nas estantes de bibliotecas por todo Brasil.

Eu não estou fazendo nenhuma promessa e não estou me comprometendo em ler e resenhar periodicamente esses livros, mas apenas colocando a ideia "na mesa", ou seja, no meu cotidiano e, vez por outra, no cotidiano de vocês que nos acompanham. 

Essa postagem ainda não é uma lista, mas a medida em que eu for lendo os livros, vou editando ela e colocando os links das resenhas aqui.

Espero que dê certo e que eu descubra um novo mundo dentro do grande universo das palavras. E já lhes peço um favorzinho: se conhecem ou já leram algum livro ou autor nacional, que seja considerado clássico, e que esteja relacionado a terror, policial, suspense ou mistério, seja ele de algum desses gêneros ou mesmo de outros, mas que possua alguma característica comum a esses gêneros, como investigações, algum assassinato etc., por favor, deixem aí nos comentários. Toda e qualquer dica será muito bem vinda.

2 comentários:

  1. olá, adorei o post... adorooo ler terror! Falei em uma resenha do André Vianco que fiz no meu blog, é um gênero meio incompreendido aqui no Brasil, temos autores com potencial aqui, mas esse gosto tinha que ser mais explorado pelo brasileiros! Obs: adorei seu blog, já está entre meus meus favoritos!

    Beijos, Jana!

    Blog Eu Li nas EntreLinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jana!
      Fico muito contente que tenha gostado do blog, fazemos com muito amor. Terror é vida, é triste que seja visto com maus olhos pela maioria das pessoas. Um dia, quem sabe, o gênero será valorizado.
      Bjs!

      Excluir