1 de maio de 2016

RESENHA | Blasfêmia — Pathy dos Reis & Maria Carolina Passos

Título: Blasfêmia
Autoras: Pathy dos Reis & Maria Carolina Passos
Editora: LeYa
Páginas:
272
Lançamento:
2015
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:

Recém-divorciada e sem emprego, Claire decide aceitar o convite do amigo de infância para trabalhar na redação do pequeno jornal de Salina (Utah), cidade natal que não visitava há mais de uma década.

Ainda na estrada, contudo, uma notícia no rádio a pega de surpresa: um rapaz de apenas 17 anos é encontrado morto em Salina, e uma informação sobre seu estado traz à tona lembranças do assassinato do irmão de Claire. Ocorrido há mais de uma década, o caso não solucionado marcou a população local para sempre. 

Determinada a obter as respostas que nunca conseguiu, Claire mergulha em uma investigação que irá forçá-la a reencontrar velhas amizades, revisitar traumas antigos e enfrentar novas ameaças.

Quando o real e o sobrenatural se confundem, em que você ousa acreditar? 

Opinião:


A história já começa com um assassinato. Tudo no homicídio leva a crer que a vítima foi objeto de um ritual satânico.

Quando Claire chega na cena do crime, fica aterrorizada com a cena macabra: os dedos dos pés de seu irmão foram arrancados e colocados junto de um bilhete com uma passagem da Bíblia, dentro de uma caixa com símbolos. Ela fica transtornada e começa a acusar as pessoas que estão em volta. (Acho que nessa situação, eu teria a mesma reação que ela).

Os dias passam e Claire vê sua família se desmoronar, sofrendo a morte de seu irmão. Seu pai abandona a família para viver um novo amor com seu empregado, sua mãe sofre com a morte do filho e tem um final trágico. Claire está sozinha no mundo, nada mais a segura em Salina e ela vai embora.
Se forma em jornalismo, casa e depois de um tempo também divorcia. Nesse momento eu pensei que ela ia sofrer pra caralho nas próximas páginas (porque Oh menina sem sorte!). Mas ela recebe uma proposta de emprego para trabalhar no jornal de Salina e volta para a cidade.

No caminho, Claire ouve no rádio que houve um novo assassinato na cidade, e quando o radialista descreve o ocorrido sua mente volta no tempo, dez anos atrás, quando seu irmão morrera.
O locutor da rádio tossiu algumas vezes. Começou a desculpar-se pela pausa na programação, como que buscando um tom adequado de voz para prosseguir. A coisa toda soava tão esquisita, que Claire tentava adivinhar se ele se preparava para remediar o descuido ou anunciar o fim do mundo. Enfim, com uma formalidade afetada, ele começou: "AKSKO 100,8 FM, sua rádio de confiança, lamenta a morte do jovem James Christensen, que, com apenas 17 anos, foi vítima de um brutal assassinato, como há mais de dez anos não se via em Salina. Seu corpo foi encontrado na manhã de hoje, abandonado na encosta do morro vermelho, ao lado do cemitério municipal. Uma testemunha anônima, que verificou a cena antes de a polícia chegar, revelou que o cadáver estava com o dedão de um dos pés decepado, que foi deixado no chão mais à frente. Sobre o corpo havia um salmo rasgado da Bíblia, que dizia: 'Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras (Salmos 137:9).'" O locutor ficou em silêncio por alguns segundos, então retomou: "Mais uma vez nossa cidade comprova aquilo que dizem: nos lugares mais pacatos acontecem as coisas mais absurdas…".
É claro que Claire irá aproveitar seu novo emprego para investigar o assassinato e tentar descobrir quem fez tamanhas atrocidades com seu irmão e com a nova vítima. A investigação testará sua fé e sua confiança. Afinal, qualquer um pode ser o culpado.
"Não esperava, porém, que o passado fosse ressurgir em contornos tão vivos. Não pelas suas memórias, uma observadora de si mesma em constantes sonhos – pesadelos – lúcidos. Mas pelo novo caso que lhe recepcionou a Salina pelas ondas do rádio: o diabólico assassinato de outro jovem inocente, James Christensen."
Li esse livro super rápido, a cada página uma nova surpresa, é impossível parar. O fanatismo religioso foi muito bem apresentado no livro, o que me surpreendeu pois normalmente esse assunto é um grande tabu. As autoras formam uma ótima dupla, o enredo e a escrita culminam num thriller de arrepiar. A única coisa que deixou a desejar foi o final, pois esperava algo melhor. Mesmo assim o livro leva

Nenhum comentário:

Postar um comentário