14 de setembro de 2016

RESENHA | Harry Potter e a Criança Amaldiçoada — J.K. Rowling, Jack Thorne & John Tiffany

Título: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Título Original: Harry Potter and the Cursed Child
Autores: J.K. Rowling, Jack Thorne & John Tiffany
Editora: Rocco
Páginas: 420
Lançamento: 2016
Onde comprar: Capa Dura | Capa Comum

Sinopse:

Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Opinião:
E o mago mais famoso do mundo voltou! Sim, depois de quase 10 anos, desde o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo livro da saga, da tão conhecida J.K. Rowling. Desta vez não em uma obra própria, mas em um livro baseado no roteiro de uma peça de teatro, escrita por Jack Thorne e que será dirigida por John Tiffany, mas baseada completamente no universo criado por J.K.

Quantos de nós não começamos a ler por causa de Harry? J.K. se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo, a escritora que ganhou mais dinheiro com suas obras em toda a história. Ela tinha dito que o sétimo livro encerraria a obra de Harry, tentou lançar livros de suspense e chegou até a se passar por Robert Galbraith para lançar novos livros, mas não tem jeito, ela será sempre a mãe do Maior dos Bruxos.

O livro é completamente diferente de toda a saga de Harry, desde seu formato, até o seu enredo. A escrita é bem diferente do habitual, por se tratar de um roteiro de teatro o livro é 99% fala, até os capítulos são divididos em números de cenas e até mesmo em atos, o que deixa a leitura bem fluida e faz o livro ser rápido e nem um pouco maçante. O livro também respeita bem as regras do Universo criado nos livros anteriores.

Harry sai do papel de protagonista, aparece bastante no livro, mas o personagem principal passa a ser seu filho, Albus, que ao ingressar em Hogwarts passa a ter problemas com tudo que envolve seu pai e o passado de seu sobrenome. As expectativas e o preconceito de alguns começam a atrapalhar o garoto em vários aspectos, inclusive em fazer amizades. E é em cima deste contexto que o livro se desenrola, envolvendo magia, viagem no tempo, romance, traição e principalmente conflitos familiares.

Em entrevistas, Jack Thorne, responsável pelo roteiro, disse que já trocou algumas coisas para que o livro não seja 100% o que irá acontecer na peça e que chame mais público. A crítica aceitou muito bem o livro e só coisas boas se falam dele. Alguns fãs não querem lê-lo, parte tem o sonho de ver a peça e não querem receber nenhum spoiler, o que é impossível pois só se fala nisso. Outros por acharem que a história de Harry acabou em As Relíquias da Morte, e que este livro é apenas para explorar a imagem dele e lucrar mais com isso.

Eu não compactuo com nenhuma das opiniões, quero ver a peça mesmo sabendo tudo que aconteceu, da mesma forma em que vi os filmes, depois de ter lido os livros. E Harry Potter voltou sim, não escrito pela J.K., não em um sequência como gostaríamos, mas voltou, o que por si só já é maravilhoso, e seu retorno não deixou nada a desejar, o livro é envolvente, prende o leitor, a maneira como é escrito facilita para quem lê e inclusive é um bom livro para se iniciar leituras em inglês.

Apesar de o livro não dar muitos detalhes sobre a cena em si, é uma peça de teatro, então imagine que você esteja vendo ela com os próprios olhos, ele dá informações suficientes para que você se sinta no palco, ao lado dos atores, diz as posições, roupas e caras que cada um está fazendo na cena.

J.K. jurou que desta vez pôs um fim em tudo, que não teremos filme e que Harry e seu filho Albus não retornarão, mas já há controvérsias. Muitos dirão que é apenas uma Fanfic que ficou famosa, mas até isso o mundo de Harry Potter permite, que fanfics sejam maravilhosas e criem sua própria história para ganhar os corações dos velhos fãs e dos novos, que lerão os antigos livros apenas porque gostaram do novo e querem mais sobre Harry.

E é isso que ele provoca, o livro é bom, é ótimo e deixa uma vontade imensa de que não pare por ai, que agora Albus tenha sua história e que não precisemos esperar por mais 10 anos para ter Harry de novo em nossas mãos nos emocionando. O livro recebe nada menos que
VOLTE HARRY POTTER E VOLTE MAIS VEZES, É SEMPRE BOM TE REENCONTRAR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário