16 de janeiro de 2017

RESENHAS | Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? e Made In Brazil — Ilana Casoy

Autora: Ilana Casoy
Editora: DarkSide Books
Páginas: 720
Lançamento: 2014
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:

Após o sucesso do seu primeiro livro, Ilana Casoy dedicou-se a uma pesquisa rigorosa para investigar os serial killers brasileiros, no que viria a ser o primeiro livro do gênero dedicado aos assassinos em série do Brasil. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com personificações do mal em terras tupiniquins, para compor um inquietante roteiro com rigor investigativo de como, por quê e com que métodos os serial killers brasileiros atuam.

Em Made in Brazil, Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi). 

Opinião:

Prosseguindo com nosso especial Ilana Casoy, apresentamos a resenha dos dois livros de criminologia do box Arquivos Serial Killers: Made In Brazil e Louco ou Cruel? Lançados em Agosto de 2014, pela DarkSide Books, é sem dúvida nenhuma uma obra prima sobre casos reais de assassinos em série. Não existe livro mais completo e melhor escrito em nossa língua sobre o tema.

Em Serial Killers – Louco ou Cruel?, Ilana lista os mais famosos assassinos em série do mundo, falando detalhadamente sobre os casos, elaborando estudos sobre a mente de cada um dos bandidos, mostrando dados oficiais dos números de assassinatos e do que poderia ter levado a cada um destes monstros a praticar tamanho horror. O segundo livro, Serial Killers – Made In Brazil, como o próprio nome já diz, fala sobre os principais assassinos em série brasileiros, como o Maníaco do Parque, um dos mais recentes em nossa história.

Os dois livros apresentam algumas diferenças entre si, além de se tratarem um de história estrangeiras e outro de nacionais, no livro sobre os estrangeiros, Ilana apresenta um estudo maior sobre a mente do assassino em série, explicando como funciona em geral, suas principais características e modus operandi comumente encontrados. Após esta apresentação, ela mostra cada um dos assassinos, classificando cada um deles nas categorias de Serial Killers apresentadas na introdução. Neste livro o caso que mais me chamou a atenção foi do assassino conhecido como Zodíaco, que se quer sabem quem foi ele, pois nunca foi pego, mesmo deixando diversas cartas a policia junto ao corpo de suas vitimas. Existe um livro do autor Robert Graysmith com mais de 400 páginas, especialmente falando desse caso: Zodíaco.

Leia também a resenha de Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni

Já no livro de assassinos brasileiros, este apanhado não aparece tanto e as histórias sobre cada um dos casos são maiores, apesar de os relatos do livro internacional serem tão envolventes quanto este, ela vai nas minúcias de cada caso e assassino, dando o antes, o durante e o depois da vida de cada um deles.

Os livros tem uma edição maravilhosa, trazendo fotos de cada um dos assassinos e de diversos de seus crimes, dados bem elaborados, com uma capa maravilhosa e uma box incrível, minha única ressalva é que depois de lidos eles dificilmente ficam certinhos na caixa, pois ela é muito justa para eles, mas nada que atrapalhe tanto assim.

Um dos melhores livros que eu já li, sem duvida o melhor no quesito “casos reais”, para você que gosta de saber curiosidades sobre assassinos e seus crimes, este livro é INDISPENSÁVEL, O MELHOR DE TODOS. O livro recebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário