20 de outubro de 2016

RESENHA | O Chamado do Cuco — Robert Galbraith

Título: O Chamado do Cuco (Cormoran Strike #1)
Título Original: The Cuckoo's Calling
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Páginas: 448
Lançamento: 2013
Onde comprar: Capa Dura | Capa Comum

Sinopse:

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Opinião:

Antes de tudo, tenho que esclarecer para quem ainda não sabe que Robert Galbraith é um pseudônimo da autora J.K. Rowling em sua primeira aventura no universo do romance policial.
Utilizar pseudônimo não é nenhuma novidade para a autora. Ela escreveu Harry Potter utilizando apenas suas iniciais, com medo de sofrer algum tipo de preconceito por ser uma mulher escrevendo sobre fantasia. Foi por uma sugestão de sua editora que Joanne Kathleen Rowling, virou J.K. Rowling.

Consagrada como a escritora mais vendida nos últimos tempos, J.K. terminou com a série Harry Potter e resolveu se afastar das histórias que envolvessem o mundo mágico escrevendo um romance "para adultos", com o título de Morte Súbita aqui no Brasil, que até foi bem vendido, mas acabou sendo muito criticado, e que eu particularmente achei terrível.
Ela mudou de nome, virou um homem e lançou The Cuckoo's Calling. Até a data do vazamento da notícia de que Robert era na verdade J.K. o livro tinha vendido menos de 1.500 cópias impressas e estava longe de ser um dos mais vendidos para e-readers pelas lojas especializadas como a Amazon. Ao final do dia em que a notícia foi dada, o livro já era o mais vendido como ebook e estava esgotado em todas as livrarias de Londres, passando de 5.000 cópias vendidas em uma semana, número que só não foi maior por que as livrarias também não se interessavam em ter muitas cópias do livro do novato Galbraith.

O livro aborda a história do detetive Cormoran Strike, falido, abandonado pela mulher, com apenas uma cliente, ele mora no próprio escritório, não consegue pagar se quer o salário para uma secretária e acaba utilizando-as apenas no seu período de experiência, até que um ricaço bate à sua porta pedindo que investigue o possível suicídio de sua irmã, que ele acredita ter sido na verdade assassinada.

Strike recebe em seu escritório a secretária Robin Ellacott, uma jovem prestativa e sagaz, e não consegue se desvencilhar dela, acaba fazendo um acordo para que ela trabalhe para ele mesmo sabendo que ele não poderia pagar o salário que ela merece.

Os dois juntos formam uma ótima dupla e confesso que torci para que rolasse um romance entre eles, o clima de amor platônico, de um não querendo se envolver demais com o outro acaba sendo um detalhe a mais na trama, o que a deixa ainda mais interessante.

Achei o final interessante, nem surpreendente a ponto de ser algo inimaginável ou até mesmo inacreditável, nem algo tão banal que você descobre antes mesmo de o autor revelar. A explicação para o final é completamente plausível, e a maneira como o detetive chega a conclusão também é bem concebível, ele não precisa virar o Super-Homem para descobrir o que aconteceu, usa os caminhos certos para descobrir a coisa exata.

O livro é daqueles que me prendeu ao ponto de eu querer que ele não acabasse, e que bom que não acaba por aqui, pois já temos outros dois livros protagonizados pelo detetive Strike, O Bicho-da-Seda  e Vocação para o Mal, ambos já lançados aqui no Brasil pela Rocco.
Ao contrário de Morte Súbita, O Chamado de Cuco é escrito de uma maneira muito fluida, que me cativou. A história segue exatamente o curso que deve seguir, sem se ater muito em cenas que não valem a pena e descrevendo exatamente o que o leitor quer saber sobre o que está acontecendo. São mais de 400 páginas, bem escritas, com diálogos fáceis, que passam realidade e que me transportaram para dentro da história. O livro recebe
E vocês o que acham? Gostaram do livro? Usariam algum pseudônimo caso escrevessem algum livro?

Um comentário:

  1. Gostei da resenha, Bruno; para lá de bem escrita.

    Sabia que J.K. Rowling tinha escrito Morte Súbita e outros livros além do Universo de Harry Potter, mas não soube que era por um pseudônimo, e masculino ainda!?

    Como eu ando mal informado, hein!

    De novo, parabéns pela resenha.

    Seguindo orgulhosamente o blog.

    >>>>>>>>>>>

    Curte contos, Bruno? Está convidado a ler os que eu postei no meu blog.

    Roberto Camilotti: blog de literatura.

    ResponderExcluir