30 de setembro de 2016

RESENHA | Mboi Tu'i e Outros Contos — Renan Cardozo

Título: Mboi Tu'i e Outros Contos
Autor: Renan Cardozo
Editora: Giostri
Páginas: 96
Lançamento: 2016
Onde comprar: 365 Indies 


***Livro Cedido por Parceria***

Sinopse:

A obra é um conjunto de contos inspirados nos temas de terror desenvolvidos pelo autor H. P. Lovecraft, utilizando-se do folclore e histórias locais catarinenses. Grande parte das localidades e experiências descritas nos contos vem de uma ótica fantasiosa sobre as vivências do autor e tem a intenção de questionar os laços do leitor com o que ele reconhece como realidade, abrindo então as portas para o desconhecido e o terror. As histórias se passam em diferentes períodos históricos, porém possuem leves referências umas às outras. A principal fala sobre uma estranha criatura que é reconhecida de diferentes formas ao decorrer dos contos e sobre um culto secreto à sua imagem. Diversas personagens escrevem diários e textos recordando suas experiências com algo apenas referido como “O Oculto” e sobre os horrores que sua influência parece ter provocado sobre o psicológico de seus adoradores e de todos que se relacionaram com a mesma.

Opinião:

Mboi Tu’i é um livro de contos ambientado e baseado no folclore Guarani. Além das histórias estarem ligadas ao sobrenatural, com uma criatura que muda de forma a cada conto, a narrativa do autor interliga eles como se essas histórias estivessem sendo contadas pelos personagens por meio de cartas ou diários.

O primeiro conto, Das Profundezas, começa com o personagem narrando o que aconteceu com o falecido pai, que havia mudado seu comportamento após um trabalho de investigação em uma mina.
“Foi no ano de 1937 que meu falecido pai chegou à nossa casa, branco, como se atormentado por um espectro das trevas. Lembro-me bem desse ano, no qual por quase seis meses ele ficou recluso atacado por febres e delírios, para os quais médicos nenhum encontrou explicação e que culminaram no seu envio a um quarto no hospital psiquiátrico no Paraná, onde ele viveu separado de mim e minha mãe por quase uma década.”
O que o filho não sabia é que quando fizesse o inventário do pai, encontraria no porão de casa documentos relatando tudo que aconteceu com ele durante a investigação na mina. No documento consta que a primeira vítima, uma menina de 8 anos foi encontrada nua, com a pele esfolada, sem olhos e em posição fetal. Daí para frete as coisas saem totalmente do controle. Quando o pai relata que foi ao necrotério atrás do legista, ele encontra o assassino, que o assombra pelo resto da vida.

Um outro conto que achei interessante foi o Fragata, é o primeiro conto que vamos ouvir falar no nome da lendária criatura Mboi Tu’i, que seria o segundo filho de Tau e Kerana, outros personagens da mitologia Guarani. No conto, um personagem conta algo que aconteceu com ele em uma cidade pesqueira de nome Laguna: tudo começou com um folhetim de notícia sobre o aparecimento de uma carcaça de navio avistada nas proximidades do farol. É claro que isso levou uma comunidade científica ao local. Uma pedra preciosa é encontrada no naufrágio e depois é roubada do cofre particular pertencente ao hotel onde o chefe da equipe de pesquisa está hospedado, e são encontrados dois guardas mortos.

Na mesma semana uma arqueóloga de nome Renata Venturine foi atacada por uma criatura aquática durante um mergulho e acabou desaparecendo. Isso provocou um pânico na vila. Quando o narrador chega na vila, descobre que vai ser vizinho da equipe de cientistas no hotel. Ele começa a levantar teorias sobre a criatura que atacou a arqueóloga e inicia uma investigação acerca dos acontecimentos.

Nosso narrador parte para o alto mar com um grupo de pescadores, porem tudo sai errado quando são atacados por uma criatura e Rafael, um dos pescadores é agarrado por ela.
“Müeller talvez tivesse um argumento ao comentar sobre a terrível Mboi Tu’i e seus olhos de fogo, pois se tal criatura pode existir, então foi aquela que agarrou Rafael para as profundezas.”
No geral, o livro é ótimo, com uma narrativa que flui bastante. Gostei de todos os contos, alguns deles estão para mim no nível de contos escritos por Stephen King por exemplo, que é uma referência mundial na literatura do horror. A mistura do folclore brasileiro nos contos, acho que foi a chave principal para essa obra, mesmo não falando de todos os contos aqui, a aura que os cerca é bastante sombria. Recomendo e avalio em


2 comentários:

  1. Oi, Junior!
    Adorei a resenha e a proposta do autor. Fiquei com vontade de ler!
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ben Oliveira!
      Obrigado pelo elogio. Leia sim, os leitores do blog Leitor noturno estão com um cupom de 15% de desconto

      Cupom: "terro"

      Excluir