13 de dezembro de 2016

RESENHA | A Casa do Mal — Dean Koontz

Título: A Casa do Mal
Título Original: The Bad Place
Autor: Dean Koontz 
Editora: Record
Páginas: 413
Lançamento: 1990

Sinopse:

Frank Pollard desperta em uma vila, sem lembrar-se de nada além de seu nome. Mas ele sabe perfeitamente que está correndo enorme perigo. Refugia-se num hotel e, mais de uma vez, acorda com as mãos manchadas de sangue. E, a casa noite que passa, encontra nas mãos e nos bolsos estranhos objetos aterrorizantes... A ajuda a Frank vem da dupla de detetives Bobby e Julie Dakota, que, por compaixão e curiosidade, concordam em ir até o fundo e desvendar essas misteriosas e amnésicas fugas. Mas, à medida que os Dakota começaram a descobrir para onde se dirige o seu cliente, eles são atraídos a reinos sombrios, onde uma sinistra figura...

Opinião:
“Mas ele ainda estava sendo atacado: uma luz azul cintilante, no máximo de um segundo de duração, iluminou o carro; em toda a sua extensão; o para-brisa estilhaçou-se em milhares de fragmentos, embora não tivesse sido atingido por nada que ele pudesse ver. Frank desviou o rosto e cerrou os olhos bem a tempo de evitar ser cegado pela explosão de estilhaços. Por um instante, não conseguia ver nada, mas ele não afrouxou o pé do acelerador, preferindo o risco de colisão ao maior risco maior de frear e dar ao inimigo invisível tempo para alcançá-lo. [...]” — Pág. 16
Dean Koontz talvez seja a minha melhor descoberta do ano! Há muito tempo eu tenho visto seu nome por aí, mesmo que praticamente oculto em alguns comentários e indicações... e fui procurar saber mais sobre ele. Descobri que lá fora ele é um autor de suspense e terror de grande prestígio e muita gente compara sua obra à do mestre Stephen King.

Um dos mais citados e talvez o mais famoso e raro livro do autor (pelo menos aqui no Brasil) é “A Casa do Mal”, que foi lançado bem no início dos anos 90, e que, infelizmente, é uma obra quase impossível de ser encontrada. Esse ano, enquanto procurava um livro aleatório numa empoeirada estante de uma biblioteca pública, eu o encontrei, levei para casa, li e... nossa!

As primeiras páginas já nos colocam num cenário de tensão: Frank Pollard acorda num beco escuro, confuso, e não lembra de nada, nem mesmo de seu nome, mas tem a estranha sensação que algo o persegue e que se ele não sair dali, ele não vai durar muito tempo. Ele então começa a fugir, mas fugir do que? De um mal invisível que o persegue, algo que ele não vê, mas sente e não faz ideia do que possa ser.

Logo no início, também conhecemos o casal de detetives Bobby e Julie, donos da empresa Dakota & Dakota, que presta consultoria de segurança a outras empresas e instituições particulares. Eles formam uma ótima dupla, são carismáticos e possuem uma relação bastante amistosa que é evidente em cada trecho em que eles aparecem. Abaixo uma fala de Julie:

“— Agora, não me interprete mal. Você tem um traseiro bonito, Bobby, mas não quero a marca dele no tampo da minha mesa. Os lápis vão ficar rolando sempre para aquela depressão. O pó vai se acumular ali.” — Pág. 129
O autor é um mestre em criar e desenvolver personagens, além desses três que são amplamente desdobrados durante a narrativa, temos Thomas, irmão de Julie, que possui Síndrome de Down e vive numa clínica (o autor trata do tema com carinho e respeito e mostra as dificuldades e até mesmo os pensamentos dele e de outros personagens com doenças mentais que também vivem na clínica) e temos o vilão, o assassino sobrenatural conhecido como Candy, que é insanamente perverso, um psicopata que idolatra a mãe morta, que tem asco de sua nudez, que é violento, louco, sem escrúpulos... ele é do mal! Vive na casa da família com suas duas irmãs gêmeas, Violet e Verbina, e mais 26 gatos. Essas peculiaridades me chamaram muito a atenção no decorrer do livro e certamente, vão chamar a de vocês.

“Muita gente achava que assassinato era um pecado. Ele discordava. Algumas pessoas nasciam com gosto pra sangue, Deus os fizera como eram e esperava que matassem determinadas vítimas. Tudo fazia parte de Seu misterioso plano.” — Pág. 56
Lendo esse título, muitos podem pensar que o livro traz uma história sobre uma casa assombrada, como “Amityville”, “Hell House” e outras histórias com esse plano de fundo. Porém, "a casa do mal" retratada nesse livro é uma metáfora, um simbolismo que aos poucos vamos interpretando. Ao longo da narrativa vamos percebendo a psicologia nas entrelinhas, quando temas, condições e situações vão sendo retratadas.

“[...] O inferno era um lugar ruim, mas a morte era a Casa do Mal. A Morte era uma palavra que não se podia imaginar. A Morte significava que tudo parava, ia embora, todo o seu tempo se esgotava, terminava, findava. Como se poderia imaginar isso? Uma coisa não era real se não se podia imaginá-la. [...]” — Pág. 141
“A Casa do Mal” é um livro com diferentes nuances, tem boas doses de suspense investigativo, terror psicológico e sobrenatural, fantasia e ficção científica. Ou seja, vai te agradar de uma forma ou de outra. O frenesi descritivo de Koontz é outra coisa que conquista os leitores. A narrativa nos absorve para as situações, você entra na pele dos personagens e chega a suar e a ter palpitações a medida que as coisas vão acontecendo.

Mesmo tendo lido apenas esse livro do autor até o momento, já o considero um mestre em criar enredos. A comparação de sua obra e estilo com Stephen King só possui um fundamento: ambos conseguem agarrar o leitor por meio das palavras. No mais, Koontz possui sua própria personalidade literária, seu próprio estilo, que faz dele único no meio e só afirma seu sucesso. Um livro recomendadíssimo que leva 
“Não tinha dificuldade em imaginar-se saindo da caminhonete e sendo imediatamente atingido por uma dúzia de balas, sacudindo-se e contorcendo-se numa dança espasmódica mortal pelo asfalto da rua, como uma marionete quebrada jogada de um lado para o outro em cordas embaralhadas. Mas achou ainda mais fácil imaginar sua pele descascando-se no incêndio, a carne borbulhando e fumegando, o cabelo encrespando-se como uma tocha, os olhos derretendo-se, os dentes tornando-se negros como carvão à medida que as chamas consumiam sua língua e seguiam sua respiração pela garganta em direção aos pulmões.
Às vezes, uma imaginação vívida era uma maldição.” — Pág. 26

4 comentários:

  1. Estou lendo, e, realmente, o livro é incrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara!
      Quando termianar a leitura venha me dizer o que achou de tudo. Ansioso por mais algum feedback.

      Abraços

      Excluir
  2. Dos livros que li do autor, este é meu preferido, e o vilão é aterrorizante de uma maneira única.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Maurilei,

      Pretendo ler outros livros do autor em breve, este como primeira leitura já me conquistou. Adorei cada personagem criado por ele.

      Abraços

      Excluir