11 de agosto de 2016

RESENHA | O Adulto — Gillian Flynn

Título: O Adulto
Título Original: The Grownup
Autor: Gillian Flynn
Editora:
Intrínseca
Páginas:
64
Lançamento:
2016
Onde comprar: Buscapé

Sinopse:

Vencedor de um Edgar Award, O Adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror.

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.

Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.

No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.

Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

Opinião:

O Adulto, venceu do prêmio Edgar Award na categoria Melhor Conto de 2015. Para quem não sabe, o conto já havia sido lançado no Brasil com o nome de “Qual a sua profissão?” na coletânea “O Príncipe de Westeros e Outras Histórias” e foi escrito a pedido de George R. R. Martin.

O livro é bem pequeno, possui apenas 64 páginas, das quais cerca de 50 compõem o conto. Então vou me ater apenas a comentar sobre o conto e vou deixar o enredo de lado para não tirar a experiência da leitura, a sinopse já fala até demais.
“É a principal lembrança que tenho da infância: manchas. Não sei dizer a cor dos olhos da minha mãe, mas sei que a mancha no tapete felpudo era marrom-escura como sopa, que as manchas no teto eram de um laranja queimado e as na parede, de um vibrante amarelo-mijo de ressaca.”
É inegável o talento de contar histórias que Gillian Flynn possui, e nesse conto isso não foi diferente. Quando começamos a ler seus escritos nos tornamos seus objetos de trabalho, botões a serem costurados numa peça de roupa, a autora consegue nos prender à trama como se costurasse suas histórias ao nosso redor, ela vai enfiando a agulha e vai tecendo, por vezes, propositalmente, ela nos espeta e mancha o tecido de sangue.
“[...]Uma casa que atacava e manipulava os próprios moradores. Uma casa que já vira quatro mortes e queria mais. [...]”
O que me chateou um pouco foi a rapidez com que as coisas aconteceram. Na primeira metade do conto vemos a construção da protagonista, desvendamos seu passado, entendemos a sua atual situação etc. E na segunda metade é que as coisas começam a acontecer de fato, um mistério é colocado nas mãos da protagonista e tudo se destrincha, mas são tantas coisas que acabaram ficando um pouco resumidas, carecendo de detalhes. O conto é completo, foi bem desenvolvido e terminou muito bem, mas para mim faltou um pouco mais de descrição, talvez algumas páginas a mais já seriam suficientes.

Se você gosta dos outros livros da autora ou mesmo do gênero, precisa ler O Adulto, é uma leitura de poucos minutos carregada de suspense, personagens bem construídos psicologicamente, e uma atmosfera sobrenatural, só não espere algo profundo como Garota Exemplar, por exemplo. O conto recebe 

4 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro, mas não sei se compraria pela extensão.
    Gostei de ler sua resenha. Meu namorado leu o livro e adorou.
    Abraço
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ben, vale a leitura porque é bem curto e é muito bom. Mas eu também só comprarei se algum dia tiver bem barato numa promoção. Eu li em e-book e valeu a pena, é uma leitura de poucos minutos.
      Abraço

      Excluir
  2. Oi...
    ... o Blog Na Companhia de Livros recebeu uma indicação ao Prêmio Dardo Bloggers e já fez suas indicações.
    Então passo aqui para te avisar que Leitor Noturno foi um dos meus 15 blogs indicados.
    O selo Dardo Bloggers é apenas um reconhecimento pelo esforço de cada blogueiro em trazer um conteúdo de qualidade. Vem conferir e aproveite para indicar os seus favoritos. Mais que uma forma de reconhecer aqueles blog que você mais gosta, é um jeito de criar uma linda rede com conteúdo de qualidade.

    Abraços

    https://naciadelivros.blogspot.com.br/2016/08/premio-dardo-bloggers-recebimento-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!
      Ficamos muito felizes de sermos um dos blogs escolhidos e que vocês consideram nossos conteúdos de qualidade. Muito Obrigado!

      Abraços

      Excluir