7 de novembro de 2015

Perceria com o Blog Coisas de Um Leitor + Indicações de Livros

Olá Noturnos!

Hoje vou falar um pouco mais da parceria do Blog Leitor Noturno com o Blog Coisas de Um Leitor


Caso ainda não saibam, eu faço parte da equipe do Coisas de Um Leitor, que ajudei a fundar junto com o Jonatan Pereira no final de 2014. O Jonatan é de Passo Fundo no Rio Grande do Sul e um dia pediu ajuda num grupo do Facebook para desenvolver um blog, eu entrei em contato com ele, viramos amigos e aos poucos fomos criando o blog. Em março a minha amiga Jessy entrou para a equipe para falar de filmes e séries. O blog fará um ano em Dezembro de 2015. Lá já foram publicadas mais de 110 matérias, entre adaptações de livros para o cinema e TV, indicação de filmes, TAGs, música, Book Hauls, o Resumão semanal das notícias que são publicadas em nossa página do Facebook; e, é claro, resenhas, que hoje já somam 28. 

Como o Leitor Noturno acabou de nascer e ainda só temos uma resenha publicada (A Noite dos Mortos-Vivos + A Volta dos Mortos-Vivos — John Russo) eu gostaria de indicar alguns livros de terror, suspense, policial e fantasia que já li e resenhei no outro blog. Espero que gostem das indicações e resenhas (para ler, basta clicar no título do livro):

Título: O Demonologista
Título Original: The Demonologist
Autor: Andrew Pyper
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320
Lançamento: 2015
Onde comprar: Buscapé

"Gosto de sentir o cheiro do mistério, mergulhar a colher nas pistas, saborear as palavras e o desfecho de tudo. [...] A linguagem de Pyper é muito fluida e tem uma tensão que não nos deixa desgrudar das páginas, elas nos possuem."
Título: O Iluminado
Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 463
Lançamento: 2012
Onde comprar: Buscapé

"Esse livro é intrinsecamente perverso, me deixou com o coração palpitando por diversos momentos enquanto lia, não cheguei a ter medo, mas pode deixar alguns leitores tendo que dormir com as luzes acesas por algumas noites. "
Título: Sangue na Neve
Título Original: Love You More
Autor: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Lançamento: 2013
Onde comprar: Buscapé

"Ele é intenso, perverso, gelado..., mas o que o fez me agradar tanto, acredito eu, é a realidade de tudo, a trama muito bem elaborada, a criação psicológica dos personagens, os cenários e cenas descritos, a escrita muito gostosa da autora que carrega o peso, comum em alguns suspenses, somado a uma naturalidade que nem todos os autores conseguem dominar. A gente sente a tensão, o sangue se acelera nas veias, o coração dispara... é incrível."

Título: Garota Exemplar
Título Original: Gone Girl
Autor: Gillian Flynn
Editora:
Intrínseca
Páginas:
448
Lançamento:
2014
Onde comprar:
Buscapé

"É difícil saber quem é o vilão, pois a cada capítulo uma nova pista é posta em xeque, e muitas delas são colocadas para iludir o leitor, é um verdadeiro quebra-cabeças intrincado que nos espanta a cada peça encontrada e cena criada. Todo o livro é construído para culminar num final fora de série, onde conhecemos a verdadeira face dos personagens, ou pelo menos o que a autora quis nos mostrar, vemos o que uma pessoa é capaz de fazer para ter o que quer, ou melhor, para conseguir suprir suas “necessidades”. O livro possui um humor negro que só os bons suspenses possuem.

Título: Battle Royale
Autor:
Koushun Takami
Editora:
Globo Livros
Páginas:
663
Lançamento: 2014
Onde comprar:
Buscapé

"A escrita é intensa, a história é ao mesmo tempo cruel e fascinante, há muita morte, sangue, violência, conflitos tanto físicos quanto emocionais. Os personagens são muito bem construídos e destruídos, nenhum é ignorado. [...] O autor Koushun Takami é, sem dúvida, ao meu ver, um mestre da literatura não só japonesa mas mundial."

Título: No Escuro
Título Original: Into The Darkest Corner
Autor: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Páginas: 335
Lançamento: 2013
Onde comprar: Buscapé

 "O livro tem capítulos pequenos, que nos fazem ler um atrás do outro sem parar. A narrativa da autora é ágil, nos carrega para dentro do texto. No Escuro é um livro que pode gerar medo em algumas pessoas e portanto não é para se lido no escuro. O final é arrebatador, tem suspense de alto nível, algumas cenas que nos deixam de coração acelerado."

Título: Ratos
Título Original: Mice
Autor: Gordon Reece 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 240 
Lançamento: 2011
Onde comprar: Buscapé

"Ratos é o primeiro romance do autor britânico Gordon Reece, e já foi possível sentir todas as emoções que um bom thriller deve ter, suspense a cada página, uma boa dose de terror psicológico, personagens bem construídos e cenas muito bem descritas. O livro é sangrento, recomendo a leitura para todos, mas devo dizer que quem tem estômago fraco deve evitá-lo. "

Título: Feliz Natal, Alex Cross
Título Original: Merry Christmas, Alex Cross
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 171 
Lançamento: 2013 
Onde comprar: Buscapé

 "A linguagem utilizada por Patterson é disparada como a bala de um revólver. Com a narração em primeira pessoa por Alex Cross, nos tornamos parte do personagem, sentindo tudo o que ele sente e vendo tudo o que ele vê. Cada detalhe é descrito para que um filme de suspense e ação passe diante de nossos olhos. Os capítulos são curtos e acabam nos fazendo reféns, não dando chance sequer de olharmos para os lados, as páginas nos consomem enquanto não acabamos de lê-las. Tudo isso constrói e justifica a imagem de Patterson como “O autor de suspense mais vendido do mundo”."

Título: Espíritos de Gelo
Autor: Raphael Draccon
Editora: LeYa
Páginas: 176  
Lançamento: 2013 
Onde comprar: Buscapé

"Esse livro me surpreendeu tanto na escrita quanto na temática, há diversas referências a cultura pop em geral, como músicas, cinema e TV. A tortura psicológica do personagem é muito boa e nos traga para seus devaneios."
Título: Um Brinde de Cianureto
Título Original: Sparkling Cyanide 
Autor: Agatha Christie
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 253
Lançamento: 2010
Onde comprar: Buscapé

"Eu nunca havia lido nada da Agatha Christie [...] quando terminei, conclui que a Rainha do Suspense realmente faz jus ao seu título, porque ela elaborou a trama de uma maneira que eu não consegui ter nem ideia do desfecho"
Título: O Temor do Sábio (A Crônica do Matador do Rei: Segundo Dia)
Título Original: The Wise Man's Fear
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 960
Lançamento: 2011
Onde comprar: Buscapé 

" Assim como o primeiro livro (O Nome do Vento) este é perfeito. De todos os livros de literatura fantástica que li até o momento, sem dúvida, essa trilogia é a minha favorita. A leitura flui como o vento fresco da primavera por entre as árvores, é tão rica e doce que pode facilmente ser devorada. Cada página lida é como água escorrendo pela garganta, elas nos saciam, mas não nos deixam empanturrados. Nos deixam apenas com mais sede, sede de aventura."

Título: A Música do Silêncio
Título Original: The Slow Regard of Silent Things 
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 144
Lançamento: 2015
Onde comprar: Buscapé

"E que coisa fantástica que é mergulhar no mundo e na mente da Auri. Ela não é tão simples quanto aparenta ser. [...] Auri é delicada, simples e ao mesmo tempo confusa. A narrativa tem a sua personalidade, por mais que não seja narrada por ela. Da para perceber que a personagem possui se não uma, mas algumas doenças mentais."

Título: O Cavaleiro dos Sete Reinos: Histórias do Mundo de Gelo e Fogo
Título Original:  Knight of Seven Kingdoms
Autor: George R.R. Martin
Editora:
LeYa
Páginas:
416
Lançamento:
2014
Onde comprar:
Buscapé [Capa Dura] | Buscapé [Capa Brochura]

"A escrita de George R.R. Martin é muito saborosa, devoramos e queremos cada vez mais. Os contos, apesar de serem escritos numa mesma linha de raciocínio, são diferentes e cada um tem uma surpresa diferente, uma nova aventura, uma nova disputa."

Espero que tenham gostado das minhas indicações, se esbaldem nelas, conheçam os livros e procurem lê-los, pois são ótimos, cada um tem sua peculiaridade... Alguns nos fazem embarcar em mundos distantes, existentes apenas nas páginas e na mente dos leitores; outros nos mostram como o mundo real é de verdade, agourento, repleto de sangue e de pessoas insanas. 

6 comentários:

  1. Olá Matheus!
    Adorei as indicações! Só li O Iluminado e O Cavaleiro dos Sete Reinos e fiquei mega curiosa para ler vários da lista.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita,
      Que bom que gostou, espero que você leia e volte para comentar o que achou dos livros.
      Bjs

      Excluir
  2. Ótimas indicações!

    Uma dúvida. Esse Battle Royale é prosa? Lembro-me de ler o mangá lá por idos de 2007 (quando caro e não indicado para menores de 18 anos...), e nem sabia que tinha livro. Se bem que ultimamente não ando mais tão interessado nesse tipo de histórias...

    Boas leituras!
    Café, Cartas e Cadernos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Niz,

      Sim, é em prosa, e foi escrito antes do mangá (que quero ler muito, mas não tive condições financeiras). O livro tem uma edição linda, é excelentemente escrito, e recomendadíssimo. São mais de 600 págs que passam rapidamente. Uma leitura visceral!

      Boas Leituras!

      Excluir
  3. Acho um pecado terem parado de lançar os livros de Lisa Gardner, adorei os três. Garota exemplar, já não é dos meus preferidos. espíritos no Gelo é bom, mas aquele excesso de referências à cultura pop me incomodou. Não havia uma página sem uma referência, me desconcentrava da história. Valeu pela dica de Battel Royale,estava procurando algo assim.

    Mateus, parabéns pelo novo blog. Também curto muito suspense e terror e são poucos os blogs direcionados para esse estilo. Seguindo acompanhando, espero que não o abandone.


    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ronaldo,
      esperamos continuar eternamente com esse blog, o suspense e o terror são gêneros ótimos que merecem ser mais explorados e divulgados. Que legal você ter lido alguns da lista, são ótimos livros, uns mais e outros menos. Realmente Espíritos de Gelo exagera um pouco, mas por ser nacional até que gostei. Os da Lisa quero ler todos, mas por enquanto só li mesmo o Sangue na Neve que adorei.
      Abraços e continue sempre aqui.

      Excluir